quarta-feira, 24 de novembro de 2021

CA SÃO BERNARDO - SP

 

Fonte: blog História do Futebol.

Um comentário:

  1. Na história do futebol do Grande ABC, um clube praticamente esquecido, Club Athletico São Bernardo.Este São Bernardo da história – imaginem! – nasceu da fusão de dois clubes rivais de Santo André, Primeiro de Maio e Corinthians. A ideia era criar um clube forte para disputar entre os grandes do futebol paulista, galgando posições ao longo dos anos.Não deu certo. A rivalidade era maior. Fazer desaparecer dois clubes já com certa tradição? O Corinthians, em 1928, tinha 16 anos, já que foi fundado em 1912; o Primeiro de Maio, 15 anos (fundação: 1913). Seria o mesmo que fundir o Corinthians Paulista e Palestra (hoje Palmeiras), ou o Flamengo e Fluminense.
    A fusão sobreviveu entre 9 de junho de 1928 e 30 de maio de 1930. Ao ser desfeita, ressurgem Corinthians e Primeiro de Maio, hoje clubes centenários, com uma história ligada ao futebol, mas de uma atualidade sobrevivente no setor recreativo.A existência do CA São Bernardo perdurou durante um ano, 11 meses e 24 dias.Neste período de fusão, o vermelho e o branco substituíram o verde e branco do Primeiro de Maio e o preto e branco do Corinthians.Por que “CA São Bernardo” se estávamos em Santo André? Entre 1910 e 1938, Santo André foi apenas Distrito do Município de São Bernardo.
    Tudo mudaria a partir de 1º de janeiro de 1939, com a elevação do Distrito de Santo André à condição de município autônomo.

    ResponderExcluir